6 coisas importantes que os contadores precisam saber sobre o Power BI

Na era da tomada de decisões baseada em dados , pode ser tentador deixar que os números falem. 

Planilhas e gráficos simples muitas vezes podem contar uma história poderosa para os profissionais de finanças, mas os números precisam ser transformados em uma narrativa para descompactar e compartilhar totalmente seus insights. É aqui que entra o Power BI.

1. Ele pode extrair dados de várias fontes, incluindo Excel

Desde que surgiu da equipe SQL Server Reporting Services da Microsoft, o Power BI se estabeleceu como uma ferramenta de business intelligence inestimável para a criação de relatórios e painéis detalhados. 

Em vez de substituir as planilhas do Excel, o Power BI pode aproveitar o trabalho árduo já realizado no Excel, porque os dois programas estão totalmente integrados ao conjunto de ferramentas de negócios da Microsoft. Isso permite que o Power BI extraia dados diretamente do Excel.

O Power BI também pode extrair dados diretamente de uma ampla variedade de outras fontes da empresa, como SAP, Oracle e Xero. 

Um dos maiores pontos fortes do Power BI é a capacidade de ingerir, padronizar e limpar uma variedade dispersa de conjuntos de dados. Isso reduz o tempo que os contadores gastam agrupando e aprimorando dados e pode aumentar a confiança na precisão dos dados.

2. É uma ferramenta poderosa de visualização de dados

Projetado principalmente para transformação e visualização de dados , o Power BI ajuda os contadores a coletar, moldar, analisar e explorar visualmente os dados. 

É mais poderoso do que gráficos do Excel ou tabelas dinâmicas para essa finalidade, em parte porque é fácil filtrar, detalhar e analisar problemas de múltiplas perspectivas.

“Não tenha medo de sujar as mãos”, afirma o Dr. Stuart Black, pesquisador empresarial em dados, análises, disrupção e inovação no Departamento de Contabilidade da Universidade de Melbourne. 

“Realisticamente, sua visualização de pior aparência provavelmente será mais eficaz do que sua tabela de melhor aparência. Você não precisa ser da Vinci – você só precisa transmitir sua mensagem de maneira eficaz.”

3. Serve para encontrar insights e contar histórias de dados, não para apresentar números

O Power BI é mais adequado para quando os contadores precisam descobrir insights e traçar um quadro, em vez de apenas apresentar os números, diz Black.

“Como contador, é sua função apenas contar a alguém um monte de fatos? Hoje em dia, o seu papel deve ser apresentar-lhes factos relevantes, que sejam enquadrados e visualizados de uma forma que os ajude a tomar uma decisão mais informada”, diz Black. 

“É aqui que o Power BI pode ser uma ferramenta muito poderosa no arsenal de um contador moderno. Reduz as barreiras técnicas ao trabalho com dados complexos, revelando insights e apresentando-os de forma acessível.”

Embora o Power BI permita que os contadores ajudem as pessoas a ter uma visão geral, a capacidade de analisar dados ao vivo em tempo real garante que os apresentadores possam mergulhar facilmente nos detalhes quando necessário. Opções poderosas de filtragem também facilitam a oferta de diferentes visualizações dos mesmos dados para diferentes partes interessadas.

4. Seus insights são acessíveis a outras partes interessadas

O Power BI pode tornar os insights acessíveis a outras partes interessadas, não apenas à pessoa que fez a análise. Relatórios, painéis e blocos podem ser incorporados em portais online, intranets e outros aplicativos, incluindo chats do Teams. 

O Power BI também oferece suporte ao autoatendimento para fornecer análises em tempo real e fáceis de entender .

Isto reduz a barreira de entrada quando se trata de interagir com dados empresariais e financeiros, permitindo que os contabilistas evoluam do papel de guardiões para facilitadores.

Muito disso pode ser automatizado, permitindo que os contadores gastem menos tempo coletando dados para outros membros da empresa e mais tempo em tarefas de maior valor.

5. Suporta consultas em linguagem natural

Um dos pontos fortes do Power BI é o suporte para consultas em linguagem natural. Os contadores podem interrogar os dados simplesmente digitando o que desejam saber, em vez de confiar na sintaxe complexa de uma linguagem de programação estruturada. 

Isto torna mais fácil examinar e compreender as relações entre conjuntos de dados em busca de um significado mais profundo, diz Fahim Khondaker, sócio e líder de análise de dados e insights da empresa de contabilidade australiana BDO.

Em vez de simplesmente relatar que as vendas caíram no mês passado, os contadores podem usar o Power BI para considerar “e daí?” questões como por que aconteceu, o que significa e o que pode ser feito a respeito, diz Khondaker.

“É aqui que o Power BI realmente brilha, permitindo que você agregue mais valor ao extrair esses tipos de insights e transmiti-los a outras pessoas de uma forma mais envolvente e significativa. 

“Além de uma ferramenta de apresentação, é também uma poderosa ferramenta de colaboração  para ajudar a tomar decisões em conjunto com os líderes empresariais – talvez seja aí que reside o seu verdadeiro valor.

“É claro que isso não faz o seu trabalho – não responde a essas perguntas. É apenas uma ferramenta poderosa que ajuda você a exercer seu julgamento profissional e compreensão do negócio para descobrir e fornecer insights acionáveis”, explica Khondaker.

6. Sua força está na simplicidade

Embora o Power BI possa ajudar os contadores a levar seus insights e o envolvimento das partes interessadas para o próximo nível, alguns acreditam que ele fica aquém das capacidades artísticas e de narrativa em comparação com rivais como o Tableau .

“Para mim, a simplicidade do Power BI é o seu ponto forte, mas pode-se argumentar que ele não é tão bonito quanto algumas opções”, diz Khondaker. 

“Felizmente, ele pode acessar bibliotecas externas se você quiser aprimorar a aparência.”

Traduzido do original: https://intheblack.cpaaustralia.com.au/technical-skills/6-top-things-accountants-need-know-power-bi 


Related Tags: