Nesta postagem do blog, você confere as atualizações que a Microsoft lançou no mês de Janeiro:
Trust
Anunciando a disponibilidade geral da rotação automática de chaves gerenciada pelo cliente da Power Platform com o controle de versão de chaves do cofre de chaves do Azure.
A criptografia de dados é uma das várias defesas em profundidade disponíveis para proteger o armazenamento. Todos os dados de seus clientes e informações de configuração armazenados no Power Platform são criptografados em repouso com fortes chaves de criptografia gerenciadas pela Microsoft. O Power Platform oferece chave gerenciada pelo cliente (CMK) para maior controle da proteção de dados, permitindo que os clientes gerenciem suas próprias chaves de criptografia. Você pode criar suas próprias chaves de criptografia usando o cofre de chaves do Azure.
A Microsoft anunciou a disponibilidade geral do uso da versão de chave do Azure Key Vault para fazer a rotação automática de sua chave de criptografia. Você pode usar a política de rotação ou a opção Rotacionar agora para rotacionar a chave de criptografia.
Produtividade do Maker
A criação de novos aplicativos e tabelas com o Maker Copilot já está disponível em todo o mundo
A Microsoft anunciou que o recurso Criar aplicativos por meio de conversas já está disponível globalmente em make.powerapps.com.
O Copilot no Power Apps é um companheiro de IA que o orienta no processo de criação de aplicativos, desde os dados de apoio até o design do aplicativo. Os criadores que usam o Copilot têm uma taxa de sucesso 60% maior do que aqueles que não incorporam o Copilot e estão 65% mais satisfeitos com sua experiência geral. O recurso está disponível para todos os criadores, independentemente da licença.
Criar colunas de fórmula usando linguagem natural
As colunas de fórmula no Microsoft Dataverse são colunas que exibem um valor calculado. Elas são criadas usando o Power Fx, uma linguagem de programação poderosa, mas fácil de usar. Agora estamos visualizando o uso da linguagem natural para compor as fórmulas do Power Fx. A visualização pode ser ativada ativando essas configurações no centro de administração do Power Platform, indo para Ambientes > [selecione um ambiente] > Configurações > Produto > Recursos > Sugestões de IA para colunas de fórmula
Recurso de editor inativo agora disponível no Canvas Copresence
Você já ficou preso esperando a sua vez de editar um aplicativo do Canvas? Um colega foi almoçar ou foi embora, mas deixou sua sessão de edição aberta? Atualmente, o designer do Canvas permite que vários criadores participem de uma sessão de edição, mas só permite um editor por vez. Muitos criadores falarem sobre os desafios de sincronizar as programações de edição com os colegas da equipe de fusão e ficar esperando que um colega saia da sessão para se tornar o editor.
Esse feedback foi levado a sério e foi anunciado o recurso de editor inativo como parte do Canvas Copresence. Não espere mais por um editor inativo! Agora, se um editor ficar inativo por duas horas, um leitor terá a oportunidade de assumir o controle do editor. Além disso, nenhum progresso do editor inativo será perdido. Se o salvamento automático estiver ativado, essas edições serão salvas automaticamente. Se o salvamento automático não estiver desativado, o editor inicial terá a chance de salvar uma cópia e poderá incorporar essas alterações posteriormente.
E uma ótima notícia. Esse recurso está disponível de modo geral e ativado por padrão, portanto, você não precisa fazer nada para ativá-lo.
O Dependent Assembly agora está disponível para uso geral
O recurso Dependent Assembly oferece uma maneira suportada para que os desenvolvedores incluam assemblies dependentes adicionais junto com o assembly do plug-in ao registrar um plug-in no Microsoft Dataverse. Esse recurso permite que os desenvolvedores incluam outros assemblies ou recursos .NET necessários (por exemplo, cadeias de caracteres localizadas) com seu assembly de plug-in em um único pacote NuGet que é carregado no servidor Dataverse durante o processo de registro.
Novas APIs de desempenho agora estão disponíveis para todos
As mensagens de operação em massa do Dataverse foram projetadas para melhorar o desempenho ao executar operações em várias linhas de uma tabela do Microsoft Dataverse. Elas são particularmente úteis em ambientes de alta latência, pois reduzem o volume total de dados transmitidos pela rede2. Aqui estão algumas das mensagens de operação em massa que você pode usar:
- CreateMultiple: Cria vários registros do mesmo tipo em uma única solicitação.
- UpdateMultiple: atualiza vários registros do mesmo tipo em uma única solicitação.
- UpsertMultiple (visualização): Cria ou atualiza vários registros do mesmo tipo em uma única solicitação.
- DeleteMultiple (visualização): Somente para tabelas elásticas. Exclui vários registros do mesmo tipo em uma única solicitação.
Produtividade do usuário final
Otimize telas para dispositivos móveis com UI/UX nativa impressionante
O Optimize for devices é um recurso que altera a forma como as telas dos aplicativos canvas são carregadas e exibidas em dispositivos Android e iOS para usar a UI nativa. Isso permite que os fabricantes criem aplicativos nativos impressionantes para usuários móveis com telas otimizadas para dispositivos que usam elementos de UI nativos em vez de renderização dentro da visualização da Web. Esse recurso oferece os seguintes benefícios:
- Traz experiências de usuário móvel e padrões de interação modernos
- Melhora o desempenho e a confiabilidade
- Integra os recursos do dispositivo com a UI definida pelo fabricante
Recapitulação de 2023 e o que está por vir para os controles modernos em 2024
Ele destaca o progresso desde a introdução inicial dos controles modernos em abril, passando pelo progresso contínuo até os recentes anúncios do GA e, finalmente, as inovações que virão no início de 2024.
Em 2024, os clientes e fabricantes podem esperar melhorias críticas nos controles modernos e nos temas, como rótulo integrado, validações e propriedades obrigatórias, mais controles compostos e temas personalizados.
Anunciando o suporte contínuo a imagens e arquivos do Dataverse em aplicativos canvas off-line
Temos o prazer de anunciar a visualização pública de arquivos e imagens do Dataverse off-line para aplicativos de tela. Esse novo recurso foi desenvolvido com base no já anunciado Canvas integrado off-line, que está em visualização desde setembro de 2023.
É sempre desafiador, mas fundamental, dar acesso a arquivos e imagens aos usuários da linha de frente quando seus dispositivos não estão conectados à rede. De fato, o download de arquivos e imagens geralmente é um processo longo e pode ocupar muito espaço no disco do dispositivo.
Em um aplicativo de tela habilitado para off-line, agora você pode permitir que os arquivos e as imagens sejam baixados na visualização ou na sincronização. Com esses dois modos, você pode decidir a estratégia de download de arquivos e imagens no dispositivo do usuário para uso off-line e otimizar o tamanho do disco, dependendo das necessidades comerciais dos usuários finais.
Fonte: https://powerapps.microsoft.com/pt-br/blog/whats-new-power-apps-january-2024-feature-update/